Bibliografia Padre Caffarel

Documentos fundadores

Livros

    AS EQUIPAS DE NOSSA SENHORA - Crescimento e Missão dos Casais Cristãos

    Recolha de “textos fundadores” que são, na sua maioria, textos do fundador, o Padre Henri Caffarel que tomou a iniciativa, há setenta anos, de reunir alguns casais para reflectirem com ele acerca do sacramento do matrimónio e da vida conjugal. Foi ele quem acompanhou o desenvolvimento da pequena semente, quem carregou no seu espírito, no seu coração e na sua oração com as preocupações do crescimento. Foi ele quem demarcou as grandes etapas deste crescimento, atento à acção do Espírito.




    Editoria: Principia e ENS (Outubro 2009)
       

    CAMILLE C. - Possuída de Deus

    Nascida de uma família ateia, dotada para a investigação científica, casada e feliz de o ser, Camile C. (1900-1971) viveu durante três quartos de século numa excepcional familiaridade com Deus.
    A sua correspondência com Henri Caffarel coloca-a ao lado dos “grandes” da espiritualidade – somos irresistivelmente levados a pensar em Santa Teresa de Ávila, S. João da Cruz…
    O rigor do seu pensamento, a sua independência intelectual, a precisão e a robustez do seu estilo científico conferem ao seu testemunho uma enorme credibilidade. E a vibração humana que o habita torna-o contagioso.
    Camile C. mostra-nos que a experiência mística – por muitos reservada à vida de clausura – pode florescer em pleno mundo. E deixa-nos a esperança de fazermos, também nós, uma tal experiência de Deus.

    Editoria: Editorial A. O. (Outubro de 1992)
       

    ESPIRITUALIDADE CONJUGAL

    O Padre Caffarel editou em França, entre 1945 e 1967, uma revista notável sobre Espiritualidade Conjugal: “l’Anneau d’Or”. Os artigos que escolhemos para este livro foram editados nesta revista e representam a essência do seu pensamento sobre o tema.
    Os temas aqui tratados dão uma perspectiva alargada da espiritualidade conjugal e constituem uma excelente base de partida para uma vida nova. Eis alguns destes temas: Vocação do amor; Por uma espiritualidade do cristão casado; Simbolismo do matrimónio; Uma casa de oração; O casal apóstolo; e Cinco párocos interrogam-se.



    Editoria: Lucerna (Outubro de 2009)
       

    NA PRESENÇA DE DEUS – Cem cartas sobre a oração

    «É essencialmente na oração que a presença de Deus se concretiza – falo da oração que é, primeiramente, uma adoração e oferenda de si. É por isso que iniciar os cristãos na oração e ajudá-los a orar nunca foi mais urgente do que nestes tempos em que eles tomam mais claramente consciência da sua vocação apostólica e das suas tarefas terrestres» (Henri Caffarel).





    Editoria: Lucerna (Novembro de 2008)
       

    NAS ENCRUZILHADAS DO AMOR

    Um conjunto de instantâneos que mostram ao natural, na vida de cerca de 30 casais, um gesto, um olhar, um impulso ou uma fuga. Quase sempre num momento em que o casal, seguindo o seu caminho sem se interrogar, chega inesperadamente a uma encruzilhada uma encruzilhada do casamento.





    Editoria: Lucerna e ENS (Fevereiro de 2008)
       

    ORAÇÃO INTERIOR

    Numa época em que as pessoas vivem sedentas de experiências fortes. De experiências que marquem a vida e ajudem a encontrar a calma e quietude necessárias para viver verdadeiramente, nada melhor do que esta pequena grande jóia de literatura espiritual que é a ORAÇÃO INTERIOR.
    Numa palavra: entrar neste livro é descobrir que aquilo que pensávamos difícil e complicado é fácil e, sobretudo, entusiasmante.



    Editoria: Editorial A. O. (Dezembro de 1989, 3ª Edição)
       

Livros Relacionados com o Pe. Caffarel

    HENRI CAFFAREL - Um homem cativado por Deus

    Autor: Jean Allemand
    Henri Caffarel (1903-1996), em quem o cardeal Lustiger viu «um profeta do século XX», sentiu-se cativado por Deus desde a juventude e disse «sim» ao apelo divino. A sua vida tomou rumo em Março de 1923, quando «encontrou» Cristo: seria padre para levar os homens e as mulheres do seu tempo a sentirem a experiência de Deus tal como ele a sentia. Fundou as Equipas de Nossa Senhora e a revista L’Anneau d’Or para ajudar os casais a caminharem para a santidade no e pelo seu casamento, e o Movimento Espiritual de Viúvas para lhes mostrar que o amor é mais forte que a morte. Lançou os Cahiers sur l’Oraison e animou semanas de oração em Troussures para ensinar a todos a ciência e a arte da oração interior que prepara para entrar totalmente nos desígnios de Deus e trabalhar para o seu Reino. Jean Allemand é membro das Equipas de Nossa Senhora em França, trabalhou directamente com o Padre Caffarel desde 1968 e é membro honorário da associação Os Amigos do Padre Caffarel

    Editora: Lucerna e ENS (Novembro de 2007)
       

    HENRI CAFFAREL: Profeta do Sacramento do Matrimónio

     

    Esta publicação consiste na compilação de um conjunto de textos seleccionados pela Equipa Responsável Internacional (ERI), com o objectivo de dar a conhecer a todos os casais o Padre Caffarel, um profeta do sacramento do Matrimónio e um profeta dos nossos dias, a todos os casais.

    Neste momento, em que se desenrola o processo de beatificação do nosso fundador, esta publicação assume um papel de destaque para os casais das ENS do mundo inteiro, unidos ao servidor de Deus que a todos deixou um precioso legado: a vontade de melhor conhecer a Deus, de melhor O amar, de melhor O servir.

     

    O CORPO E A ORAÇÃO

    Introdução de Henri Caffarel

    A relação entre o corpo e a oração num livro introduzido pelo Padre Henri Caffarel.






    Editora: Editorial A. O.
     

     

    ORAR 15 DIAS com HENRI CAFFAREL

    Autor: Jean Allemand

    Jean Allemand esboça alguns dos grandes temas do pensamento do Padre Caffarel como ajuda para a oração.
    Este livro terá cumprido a sua missão se levar os seus leitores a inspirarem-se nas obras do Padre Caffarel e, ainda mais, a orar todos os dias, seguindo os seus ensinamentos.




    Editora: Paulus e ENS (2003)
     

Textos

 
SUPRA-REGIÃO PORTUGAL