Causa da beatificação do Padre Henri Caffarel



Monsenhor André VINGT-TROIS, arcebispo de Paris, recebeu com benevolência, em 25 de Abril de 2006, o desejo das Equipas de Nossa Senhora de promover a causa da canonização do Padre Henri Caffarel.

Os Amigos do Padre Caffarel" desejam esta canonização porque a sua santidade:

- é a de um "profeta do século XX";

- está evidenciada na sua vida, toda ela animada pelo Senhor;

- manifesta-se na fidelidade de seu amor à Igreja.

 

A beatificação e a sua etapa final da canonização são decididas ao fim de um procedimento introduzido pelo Bispo, quando exista a convicção da reputação de santidade irradiada da pessoa do proposto.

 

*    O primeiro acto partiu de "Os Amigos do Padre Caffarel".

*    Segue-se a nomeação dum "postulador".

*   O Bispo constitui então uma "Comissão" encarregada de conduzir em seu nome a pesquisa diocesana e designa os teólogos e historiadores que verifiquem a exactidão da biografia, a qualidade teológica dos escritos e coloquem a "causa" no seu contexto histórico.

*    Mediante o acordo do Bispo, o dossiê da pesquisa diocesana é enviado para Roma para a "Congregação para a causa dos Santos", à qual pertence promover a redacção da "Positio super virtutibus", que conterá, na fase final, o "reconhecimento de um milagre", obtido pela intercessão do servidor de Deus.

*    Este último documento permite à Congregação dar um "Parecer" e apresentar a "causa" à decisão do Santo Padre.

 

Para bem conduzir uma causa, é conveniente que a Associação possua meios para subvencionar as despesas de constituição do dossiê, razão por que aqui é feito um apelo à generosidade de cada um.

** Oração pela beatificação do Pe. Caffarel

 
Os tesouros que o Pe. Caffarel nos deixou

 

“Caros Amigos,

Como nos dizia recentemente o Pe. Ângelo Epis: “Quanto mais eu leio os textos do Padre Caffarel, mais descubro as riquezas de tudo o que ele nos deixou” Sim, o Padre Caffarel deixou-nos tesouros. O seu pensamento é simples, claro, acessível e, sobretudo, profético. Por ocasião do falecimento do Padre Caffarel, Dom Lustiger, arcebispo de Paris, dizia na sua homilia: “É um profeta”. O Padre Caffarel tinha visto claramente: ele percebia as dificuldades dos casais; ele percebia a urgência que existia em propor uma teologia do sacramento do matrimónio; ele percebia a importância de ajudar os casais a viverem plenamente esse sacramento. Também percebia o quanto os casais podem ser o “fermento na massa” e o “sal da terra”. O Padre Caffarel deixa-nos realmente o testemunho de um homem fortemente unido ao Senhor e inspirado pelo Espírito Santo. Pelo menos esta é a nossa convicção. O carisma original, lembrado com frequência nos documentos oficiais e, sobretudo, no “Segundo Fôlego” obriga-nos a conservarmo-nos na fidelidade, mas também a caminharmos em frente. Devemos viver a proposta de uma espiritualidade conjugal, alicerçada na consciência de que o casamento pode ser um caminho de salvação para o casal hoje, e pode continuar a ser uma voz profética. A beatificação do Padre Caffarel representaria um formidável impulso para que o Mundo e a Igreja conhecessem melhor a sua proposta, o seu itinerário, assim como a actualidade do seu pensamento.

 

Por isso, ficamos felizes se os membros das ENS aderirem à Associação dos Amigos do Padre Caffarel. Trata-se de um suporte indispensável, não apenas no plano financeiro, mas sobretudo para mostrar a nossa adesão à sua mensagem, a nossa motivação, o nosso desejo de ver chegar a bom termo a “Causa do Padre Caffarel”. Queremos, portanto, agradecer a todos pelo suporte que dão à Associação. Não hesitem em fazer com que seja conhecida.

Saibam que um trabalho notável está a ser desenvolvido pelo Postulador, pela Vice-Postuladora e por todos os que se dedicam à Associação. O nosso reconhecimento também a eles. Queremos uma vez mais, juntos, servir o nosso Movimento, continuar o caminho do Padre Caffarel e sentir-nos colaboradores na construção do Reino de Deus: que o Padre Caffarel guie o nosso trabalho e que Deus o abençoe.”

 

(Maria-Carla e Carlo Volpini, da Carta do Amigos do Padre Caffarel, Janeiro 2008)

Para apoiar esta causa formou-se a ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE APOIO À CAUSA DA BEATIFICAÇÃO DO PADRE HENRI CAFFAREL, "Amigos do Padre Caffarel" cujo site podemos visitar clicando aqui.

Apoiemos esta causa, aderindo à Associação dos Amigos do Padre Caffarel. Aderir



Documentos associados
Publicado em sexta-feira, 21 de Novembro de 2008
 
SUPRA-REGIÃO PORTUGAL