Encontro Nacional das ENS reuniu em Fátima os responsáveis do Movimento



No fim de semana de 26 e 27 de novembro de 2016 teve lugar em Fátima o Encontro Nacional de Responsáveis das Equipas de Nossa Senhora. Este encontro destinou-se especificamente a todos os que desempenhavam missões de responsabilidade específica dentro do Movimento, nomeadamente: Conselheiros Espirituais; Casais Responsáveis de Equipa, Casais Responsáveis de Setor; Casais de Ligação/Membros de Equipas de Setor; Casais RIP e ECIP; Casais Informadores; Casais Piloto; Casais Animadores/Formadores (de EEN, EECam, EECom e EENF); Casais Regionais; Casais Provinciais; e ainda casais que exerciam outras missões de serviço nas ENS.

O encontro teve início às 10h30 de sábado, com a oração da manhã, no Centro Pastoral Paulo VI, a que se seguiu a cerimónia de abertura e a apresentação dos trabalhos. Às 11h30 teve lugar o Painel I, subordinado ao tema “Missão e serviço nas equipas”, composto por testemunhos de equipistas que desempenhavam missões de serviço no Movimento: um conselheiro espiritual (Pe. José Augusto Rodrigues), um casal responsável de equipa (Inês e Miguel Sanches), um casal responsável de Setor (Alice e Serafim Oliveira), um casal de ligação (Helena e Francisco Correia) e um casal responsável pela informação e pilotagem (Sónia e Manuel Martins).

Após o almoço, tiveram lugar as reuniões de equipas mistas, a que se seguiu o Painel II, intitulado “A Equipa a Caminho”, que contou com a presença de três casais oradores: Olívia e Carlos Souto Castro, que falaram sobre o que é ser casal piloto; Sofia e Filipe Carnall, que contaram a sua experiência sobre os encontros de equipas novas; e Ilda e Hélder Figueiredo, que abordaram a questão dos encontros de animação (Encontros de Equipas em Caminhada, Encontros de Equipas em Comunhão e Encontros de Equipas Novo Fôlego). Antes do jantar, foi ainda possível escutar o casal responsável pela equipa portuguesa que está a trabalhar com a ERI (Equipa Responsável Internacional) na organização do Encontro Internacional Fátima 2018, Joana e Samuel Sanches, que fez a apresentação do encontro.

O programa de sábado terminou com a recitação do Terço na Capelinha das Aparições e com a procissão de velas.

No domingo, logo às 9h00, os equipistas presentes participaram na celebração da Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, que foi orientada pelo conselheiro espiritual da Supra Região, Pe. Carlos Delgado. No final da celebração, o grupo dirigiu-se ao Centro Pastoral Paulo VI para participar no Painel III, inspirado no tema “Para viver o carisma hoje”. A exortação apostólica “A Alegria do Amor”, do Papa Francisco, e os seus desafios para as ENS foram analisados pelo casal Margarida e José Alberto Silva; o casal Ana e Henrique Mota falaram sobre os livros já publicados em Portugal do Pe. Caffarel; e o casal Mercedes e Álvaro Gomez Ferrer discorreram sobre o pensamento do Pe. Caffarel, que eles conheceram pessoalmente.

Já perto do final, o CR da Supra Região, Margarida e João Paulo Mendes, apresentaram o Plano de Atividades da SR Portugal para 2016/2017, a que se seguiu o momento da passagem de testemunho do Colégio da SR, nomeadamente dos regionais Douro-Norte, Porto, Centro Litoral e Sintra e Oeste. O encontro terminou com o Envio e a Benção Final.

As fotos do encontro podem ser consultadas aqui.



Publicado em quinta-feira, 1 de Dezembro de 2016
 
SUPRA-REGIÃO PORTUGAL