ENS de Coimbra associam-se à celebração do centenário do nascimento de Fr. Mário Branco



Por ocasião da celebração do centenário de nascimento de Fr. Mário Branco, um dos grandes responsáveis pela implementação e crescimento das Equipas de Nossa Senhora no Porto e em Coimbra, vai ser celebrada uma Missa no próximo dia 25 de abril de 2017, na igreja dos Padres Franciscanos, em Coimbra, pelas 12h00. A este propósito recebemos do CR do Setor Coimbra Centro a seguinte mensagem, que aqui publicamos:

"Caríssimos Amigos:

Como todos devem saber, o Movimento das ENS, ao qual temos a graça de pertencer, entrou em Portugal na sequência de contacto direto do Padre Mário Branco com o nosso fundador Padre Henri Caffarel.

Quando em Outubro de 1954 veio do Porto para Coimbra, já deixava naquela cidade um grupo significativo de Equipas.

Desde logo intuiu que as ENS (END) deveria ser um movimento de Igreja pelo que, antes de partir para Coimbra, entregou nas mãos do Bispo D. António Ferreira Gomes esse pequeno alfobre de Equipas que viriam a ser reconhecidas em Paris, pelo então Centro Diretor  das END, 3 anos depois, em 1957.

Foi com grande entusiasmo que, em Coimbra, rapidamente entrou em contacto com casais que fizeram florescer o Movimento e nele se empenhou até ficar afásico em 1987.

Aos 70 anos, era assistente de 6 Equipas, de um Sector e era também o assistente da Região Centro Litoral que, nessa altura, englobava as dioceses de Aveiro, Coimbra, Leiria e Viseu.

Passando o centenário do seu nascimento (em S. Mamede de Infesta, Matosinhos, a 25 de abril de 1917), quiseram os seus confrades franciscanos assinalar a data, e não pudemos deixar de nos associar.

Assim, no próximo dia 25, terça-feira, às 12 horas, na igreja dos Padres Franciscanos, à Av. Dias da Silva, haverá uma Missa presidida pelo Superior Provincial dos Franciscanos, e concelebrada também pelo Conselheiro Espiritual da Supra Região Portugal, Padre Carlos Delgado, sendo, no fim, descerrada uma lápide que manifesta a nossa gratidão.

Contamos com a vossa presença.”



Publicado em sexta-feira, 21 de Abril de 2017
 
SUPRA-REGIÃO PORTUGAL