Formação de Casais Responsáveis de Setor 2017



“Se Eu, o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros”.

Foi inspirado nesta frase do Evangelho de São João, que decorreu mais um Encontro de Formação de Casais Responsáveis de Setor da área da Supra Região Portugal, um dos serviços mais importantes da estrutura do Movimento, desta vez em Leiria, no Seminário Diocesano. Estiveram presentes 22 casais, para além da equipa formadora, 17 dos quais vindos de vários pontos do país (continente e ilhas) e 5 de Cabo Verde, onde o Movimento tem registado uma notável expansão.

O programa do encontro teve o seu início com a oração da manhã no sábado, 27, e com a apresentação dos casais, a que se seguiu o módulo de introdução “O Setor em Movimento”. Após o almoço, decorreu o segundo módulo de formação relativo à comunicação no Movimento e o encontro de equipas mistas. Os módulos 3, “O Setor no Movimento II”, e 4, “As ENS, um caminho”, foram apresentados no final da tarde, antes do jantar e da Vigília Mariana que se lhe seguiu, e que levou o grupo em caminhada de oração até à Igreja/Santuário de Nossa Senhora da Encarnação. A noite terminou com um momento de convívio e com uma oração final.

No domingo, logo de manhã, o grupo participou na Eucaristia, celebrada pelo Pe. José Augusto Rodrigues, reitor do Seminário Diocesano, a que se seguiu o quinto e último módulo, intitulado “Ao Serviço do Amor” e o fórum final, onde foram abordados diversos assuntos relacionados diretamente com o funcionamento prático dos setores, de acordo com as dúvidas e preocupações dos responsáveis presentes.

Em adenda a este texto publicamos o testemunho de alguns dos casais que estiveram no encontro.


No último fim de semana de maio estivemos em Leiria, na casa de retiros do Seminário, para participar na “Formação de Responsáveis de Setor”. Aguardávamos esta formação com alguma expetativa, pois, embora já com alguns anos nas ENS, ainda nos surgem muitas dúvidas relativas à organização do Movimento, e agora, como responsáveis pelo Setor Coimbra Centro, acresce o receio de não sabermos responder às necessidades ou até de cometer grandes “gaffes”...

Pois bem, a Formação foi excelente, foram tratadas questões como a animação espiritual, a ligação, a formação, a organização de atividades e a difusão do Movimento, sempre num ambiente agradável e propício à troca de opiniões.

As reuniões de equipas mistas foram um ponto alto. A troca de experiências e ideias que proporcionaram foi tanto mais importante atendendo a que estavam casais das diversas Regiões, incluindo da futura Região Cabo Verde, que a todos encantou com o seu dinamismo e empenho.

Também a Vigília no Santuário de Nossa Senhora da Encarnação permitiu um bom momento de comunhão e oração, que ajudou a esquecer a agitação da semana e a sentirmo-nos mais próximos dos restantes casais.

Ao longo do fim de semana as refeições e outros momentos de convívio foram também importantes para o ambiente vivido.

Agradecemos à Supra Região a belíssima organização!

Isabel e Pedro Monteiro (Coimbra 34)

Responsáveis do Setor Coimbra Centro


Escrevemos estas palavras uns dias depois de termos voltado do encontro de formação de Responsáveis de Setor, que se realizou no Seminário Diocesano de Leiria nos dias 27 e 28 de Maio, e para o qual fomos convidados após termos aceite a missão de nos próximos 3 anos sermos o casal responsável do Setor Cascais C.

Foram dois dias intensos, passados com mais 21 casais (dos mais variados pontos de Portugal e de Cabo Verde), na mesma situação que nós, e com toda a equipa formadora, que nos acolheu espetacularmente.

Ficámos a conhecer, através das diversas intervenções e conversas com os formadores, as nossas funções, como as pôr em prática, as dificuldades que iremos encontrar e como as tentar ultrapassar, como organizar um setor, as suas atividades, etc.

Participámos em equipas mistas, onde trocámos ideias, tivemos um fórum de perguntas e respostas que foi muito útil, e tivemos também grandes momentos de oração: para além da missa no domingo, gostámos particularmente da Vigília Mariana no Santuário da Nossa Senhora da Encarnação que fizemos na noite de sábado.

Voltámos a casa mais tranquilos, na certeza de que teremos todo o Movimento da ENS a ajudar-nos nas nossas dificuldades e incertezas.

Mas também sabemos que iremos ter a graça de Deus e a ajuda do Espirito Santo neste caminho que faremos passo a passo.

Ana Rita e João Falcão

Equipa Cascais 8 – Sector Cascais C


A Supra Região das Equipas de Nossa Senhora (ENS) em Portugal realizou e orientou, em Leiria/Portugal, no Seminário da Diocese de Leiria, nos dias 27 e 28 de Maio de 2017, uma Formação para Casais Responsáveis de Sector, sob o lema "Se Eu, o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros" (Jo 13,14).

Nesse Encontro participaram casais das ENS, Portugueses e Caboverdeanos. De Cabo Verde estiveram presentes cinco casais, representando os Sectores de São Vicente, Santo Antão, Santiago Sul - A, Santiago Sul - B, e Santiago Norte. O casal representante do Sal não esteve presente.

Do programa de formação tivemos oportunidade de conhecer melhor a estrutura e funcionalidade da organização das ENS e aprofundar matérias que indubitavelmente vieram reforçar ou clarificar nossos conhecimentos em temas tais como, por exemplo, o papel dos Casais Responsáveis de Equipas, Responsáveis de Sector, Responsáveis de Informação e Pilotagem, etc…, para além do papel da Comunicação e da importância do Sector enquanto coração do Movimento.

Foram momentos extraordinários de formação e espiritualidade, de partilha e convívio, que ultrapassaram nossas melhores expectativas e renovaram nossos ânimos e sentimento de pertença a uma grande Família, a nossa Família das ENS. Se dúvidas ainda houvesse, ficou claro, a partir dos testemunhos que se escutaram, que para além de aprofundar as riquezas do matrimónio cristão e desenvolver a vivência da espiritualidade conjugal, estar nas ENS permite-nos transitar "um caminho de amor, de felicidade e de santidade, onde se experiencia o amor gratuito, se anuncia a esperança e se testemunha a vida".

Saímos mais ricos desse Encontro, conscientes de que essa oportunidade de formação, importante para nós e para os nossos respectivos Sectores, muito contribuirá para o enriquecimento do Movimento das Equipas de Nossa Senhora em Cabo Verde. Assim, cientes das muitas graças e bênçãos que, pelo poder do Espírito Santo, irão por certo derramar-se sobre todos nós, pedimos a vossa oração, convictos que "a rede do Filho de Maria nossa Mãe e Protectora das Equipas, está sendo lançada ao mar, na certeza de que somos obedientes ao pedido Dela": "Fazei tudo o que Ele vos disser" (Jo 2, 5).

Com Maria nossa Mãe,

Maria da Luz e João José Faria

São Vicente, Cabo Verde, 07 de Junho de 2017



Descarregar imagens
Publicado em domingo, 18 de Junho de 2017
 
SUPRA-REGIÃO PORTUGAL