Encontro Internacional Fátima 2018







Consulte aqui o site do Encontro Internacional Fátima 2018, onde pode encontrar todas as informações sobre este evento, incluindo fotografias, vídeos e documentação das conferências, testemunhos, meditações. 

Há também muitas notícias sobre o Encontro na página oficial de Facebook das ENS em Portugal, cujo nome é "Equipas de Nossa Senhora - Supra Região Portugal".



PROGRAMA GERAL DO ENCONTRO:


PROGRAMA DE TERÇA-FEIRA, 17 DE JULHO:

8h30 - Oração da Manhã: SR Espanha

9h00 - Meditação do Versículo: D. José Tolentino de Mendonça (Portugal); Apresentação do Dia: Amaya e José António Marcén (ERI; Apresentação do diaporama: A Escuta da Palavra de Deus

9h30 - Conferência: «O sentido da liberdade cristã», Cardeal D. Ricardo Blázquez Perez (Espanha), Presidente da Conferência Episcopal Espanhola

10h20 - Testemunhos: Introdução - Amaya e José António Marcén (ERI; «Liberdade e felicidade» - Waleska e Luiz Santos (SR Brasil); «Liberdade e compromisso»: Cristina e Dwight Gonsalves (SR Transatlântica – Trinidad)

11h00 - Pausa

11h40 - Celebração Eucarística: SR Hispano-América presidida pelo Cardeal Ricardo Blázquez Perez

13h00 - Almoço e descanso nos hotéis

15h15 - Atividades em grupo

17h00 - Pausa

17h30 - Reunião das Equipas Mistas nos hotéis

19h30 - Jantar

21h00 - Terço e Procissão na Capelinha das Aparições

 

PROGRAMA DE QUARTA-FEIRA, 18 DE JULHO:

8h30 - Oração da Manhã: SR Estados Unidos

9h00 - Meditação do Versículo: D. José Tolentino de Mendonça (Portugal); Apresentação do dia: Helena e Paul McCloskey (ERI); Apresentação do diaporama: Oração Interior e Oração Conjugal

9h30 - Padre Caffarel, o Fundador das ENS: Introdução – Françoise e Rémi Gaussel (ERI); «A atualidade do seu pensamento» – Tó e Zé Moura Soares (ERI). Testemunhos: Padre Paul-Dominique Marcovits (França); Jean Allemand (França); Marie d’Amonville (França). Estado da causa de Canonização: Padre Angelo Paleri (Itália)

11h00 – Pausa

11h30 - Conferência: «Ecologia humana: Fraternidade e Comunhão», Cardeal Peter Turkson, Presidente do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral

12h20 - Conferência: «Desenvolvimento e Internacionalização do Movimento das ENS», Constanza e Alberto Alvarado (Colômbia)

13h00 - Almoço e descanso nos hotéis

15h15 - Atividades em grupo

17h00 – Pausa

17h30 – Celebração Eucarística: SR Transatlântica, presidida por um Bispo de língua inglesa

19h30 – Jantar

21h00 – Reunião de Equipas Mistas nos hotéis 

 


PROGRAMA DE QUINTA-FEIRA, 19 DE JULHO:

8h30 - Oração da Manhã: SR Bélgica

9h00 - Meditação do Versículo: D. José Tolentino de Mendonça (Portugal); Apresentação do dia: Mahassen e Georges Khoury (ERI); Apresentação do diaporama: O Dever de Se Sentar

9h30 - Conferência: «O Perdão: o grande presente do Amor», Bispo D. Georges Casmoussa (Iraque)

10h20 – Testemunhos: Introdução - Mahassen e Georges Khoury (ERI); «O Perdão em casal» - Vee e René Pols (SR Oceânia); «O Perdão em Família»: Cécile e Emmanuel Hatey (SR França)

11h30 – O Dever de Se Sentar

13h00 - Almoço e descanso nos hotéis

15h15 - Atividades em grupo

17h00 – Pausa

17h30 – Reunião de Equipas Mistas nos hotéis

19h30 – Jantar

21h00 – Celebração Eucarística: SR França, presidida por Monsenhor Eric de Moulins-Beaufort, na Basílica da Santíssima Trindade. Segue-se a Vigília e Noite de Oração, na Basílica do Rosário

 


PROGRAMA DE SEXTA-FEIRA, 20 DE JULHO:

6h00 - Encerramento da Vigília

7H30 - Pausa para pequeno-almoço

8h30 - Oração da Manhã: SR Polónia

9h00 - Meditação do Versículo: D. José Tolentino de Mendonça (Portugal); Apresentação do dia: Graça e Roberto Rocha (ERI); Apresentação dos diaporamas: A Regra de Vida e o Retiro

9h30 - Conferência: «Viver a justiça misericordiosa de Deus», Padre Jacinto Farias (ERI)

10h20 – Testemunhos: Introdução - Graça e Roberto Rocha (ERI); «A Misericórdia na equipa» - Vincenzo Ventricelli, Irene e Diego Martimucci e Padre Francesco Saverio Colonna (Equipa Altamura 1, SR Itália); «A Misericórdia no mundo» - Anália Cresta e Diego Velasco (SR Hispano-América)

11h00 – Pausa

11h40 - Conferência: «Missão de Amor, amor em missão», Tó e José Moura Soares (ERI)

12h20 – Apresentações Intercessores: Aude e Olivier de la Motte (França)Equipas de Jovens de Nossa Senhora: António Brandão, Responsável das EJND

13h00 - Almoço e descanso nos hotéis

15h15 - Atividades em grupo

17h00 – Pausa

17h30 – Celebração Eucarística: SR Brasil, presidida pelo Cardeal D. Sérgio da Rocha, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, na Basílica da Santíssima Trindade.

19h30 – Jantar

21h00 – Noite de Festa



PROGRAMA DE SÁBADO, 21 DE JULHO:

8h30 - Oração da Manhã: SR Itália

9h00 - Meditação do Versículo: D. José Tolentino de Mendonça (Portugal); Apresentação do dia: Clarita e Edgardo Bernal (ERI); Apresentação do diaporama: Partilha

9h30 - Conferência: «A Alegria do Reencontro», D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa

10h10 - Diaporama sobre o tema do Encontro »O Filho Pródigo» e seu lema: Amaya e José Antonio Marcén (ERI)

10h15 - Hino do Encontro

10h30 - Reunião dos equipistas na Esplanada do Santuário

11h00 - Celebração de Encerramento, com passagem de serviço da ERI e Envio

12h45 - Fim do Encontro Fátima 2018

13h00 - Almoço nos hotéis

14h00 - Partida de Fátima



-----------------------------------


TEXTOS ANTERIORES AO ENCONTRO:


O Encontro Internacional está aí…

O Encontro Internacional Fátima 2018 tem vindo a ser preparado com grande entusiasmo por equipas de trabalho coordenadas pela ERI. Fátima vai receber, de 16 a 21 de julho de 2018, milhares de equipistas vindos dos mais variados locais do mundo, numa manifestação da internacionalidade do Movimento que se prevê verdadeiramente ímpar. Como afirma o Casal Responsável da ERI, Tó e Zé Moura Soares, num texto que pode ser consultado na Carta das ENS n.º 61, “Essa é a nossa riqueza, embora vindos de países diferentes, estaremos muito próximos, comungando a internacionalidade na unidade. Encontrar-nos-emos, então, no sentido mais profundo, para cumprirmos a mensagem que nos foi dada como herança pelos casais fundadores do Movimento e pelo Padre Henri Caffarel”.

E acrescenta: “O Encontro Internacional será decerto um momento de graça onde deveremos abrir o nosso coração, quer pessoalmente, quer em casal, quer em equipa, para nos renovar no espírito do Movimento, estando atentos aos apelos que nos chegarão através das orientações para os seis anos que se seguem”.

Fátima vai estar cheia de equipistas circulando pelas suas ruas, rezando no Santuário, visitando os espaços relacionados com a vida dos pastorinhos, participando nas atividades previstas no programa do Encontro… A agitação, a alegria, o colorido, a dinâmica e a energia de um Movimento uno e diverso vão manifestar-se por todo o lado.

Este é apenas um dos motivos pelos quais não devemos perder esta oportunidade de participar…

 

 

Carta-convite do Casal Responsável da ERI


Paris, 20 de março de 2017

 

Queridos Amigos

O próximo Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora terá lugar em Fátima, Portugal. Esta escolha foi consequência de uma consulta “Quilómetro Zero”, realizada no Encontro de Regionais em Roma, em setembro de 2015.

Desde essa altura que a ERI tem refletido e trabalhado para preparar essa grande peregrinação. A viagem inicia-se quando se começa a pensar nela e a prepará-la. O tempo de espera chega com o anúncio do acontecimento: e ele está já à nossa porta.

Partamos então todos juntos para o Encontro.

Localização: Fátima.

Data: 16 a 21 de julho de 2018.

Evangelho escolhido como tema : O Filho Pródigo” (Lc 15, 12-32).

 

LOGOTIPO do Encontro: a imagem criada para este efeito acompanhar-nos-á durante o próximo ano. É fruto do trabalho de um artista português e foi escolhida após análise de várias outras propostas. É uma imagem muito bonita com múltiplos significados: convidamos todos a descobri-los [cf. Carta nº 62, págs. 31-33, ou o texto sobre o E.I. Fátima 2018 no site www.ens.pt, em Notícias/2016].

Guardai-a no vosso coração, pois é a imagem que nos unirá até Fátima, onde a Nossa Mãe do Céu nos espera para nos conduzir ao Pai.

Convidamos os equipistas de todo o mundo a se porem a caminho nesta viagem que nos levará ao XII Encontro Internacional do nosso Movimento: certamente que não será possível que todos estejam fisicamente presentes em Fátima, mas todos poderão percorrer as várias etapas do caminho e partilhar a experiência de conversão vivida sempre que, de corpo e alma, se começa uma viagem.

Temos um grande desejo que a participação de cada um no Encontro de Fátima seja a maior possível. É por isso que esperamos que cada um de vós, membros das Equipas de todos os países do mundo, sinta a necessidade e faça um esforço para participar realmente neste acontecimento excecional que se realiza de 6 em 6 anos.

A internacionalidade do Movimento terá a face de milhões de casais das equipas vindas de todos os cantos da terra, que se puseram a caminho para se encontrarem à volta da mesa do banquete e da festa onde o próprio Senhor nos chama a participar.

Gostaríamos ainda de sublinhar que toda a Equipa Responsável Internacional e nós mesmos estamos pessoalmente convencidos de que este Encontro Internacional em Portugal nos oferecerá uma leitura e uma resposta aos sinais dos tempos.

Vivendo ainda no espírito do Jubileu da Misericórdia, temos a certeza de que Fátima será o lugar do Encontro do Movimento, em casal ou em equipa, para que todos juntos possamos celebrar a FESTA.

A misericórdia de Deus, a renovação do Espírito e uma conversão forte precisam de um retorno às raízes da nossa fé, ali onde Maria escolheu promover um encontro com os pastorinhos.

Temos a certeza que estas reflexões são partilhadas por muitos de vós e que cada membro, cada equipa, cada Setor, Cada Região, e cada Supra Região fará o máximo para que o próximo Encontro Internacional tenha a maior participação possível de todos os equipistas do mundo.

O XII Encontro Internacional, em Fátima, marcado para julho de 2018, começa já hoje, a partir do momento em que o Encontro se torna um apelo a participar. Começa também o tempo da espera, um tempo que, se vivido em profundidade e com fé, será um tempo de renovação e de riqueza para todo o Movimento.

Mas este Encontro Internacional diz respeito a todos os equipistas do mundo e não apenas àqueles que participarem fisicamente. Com efeito, será somente através da marcha em comunhão de todos os equipistas de cada país da terra, que o encontro final de Fátima poderá ser um momento forte de fé e de encontro com Deus.

Em Portugal, 8 equipas de serviço, coordenadas pelo Samuel e a Joana Sanches, trabalham há meses para que este grande acontecimento corra o melhor possível. O nosso grande Obrigado à Joana e ao Samuel e a todos os outros casais que com muito amor se disponibilizaram para este serviço.

Os vossos responsáveis de Região e Supra Região terão todas as informações em tempo devido. Consultem também o site criado para este acontecimento, onde poderão encontrar sempre todas as atualizações.

 

Boa caminhada, Coragem e que Deus vos abençoe a todos!

 

Tó e Zé Moura Soares

Casal Responsável da ERI

 

Sites e e-mails importantes:

- Site do Encontro Internacional Fátima 2018: www.endfatima2018.pt

- E-mail da equipa organizadora Fatima 2018: geral@endfatima2018.pt

- Site do Movimento (internacional): www.equipes-notre-dame.com

- E-mail do Movimento (internacional): end-international@wanadoo.fr

 

 

Vídeo de divulgação do Encontro Internacional Fátima 2018

O vídeo de divulgação do encontro pode ser consultado aqui:

https://www.dropbox.com/home/Documentos%20Facebook%20ENS/Encontro%20Internacional%20F%C3%A1tima%20208?preview=F%C3%A1tima+2018.wmv

 

Logótipo do Encontro Internacional

O logótipo do Encontro Internacional pode ser visualizado aqui:

https://www.dropbox.com/home/Documentos%20Facebook%20ENS/Encontro%20Internacional%20F%C3%A1tima%20208?preview=Logo+Fatima+2018.jpg

 

Segue-se um texto explicativo do logótipo, da responsabilidade da ERI.

 

O Logo do Encontro Internacional Fátima 2018

O “LOGO” para o Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora é um sinal que nos identifica no tempo e no espaço e transmite a essência do nosso Movimento.

As cores identificam imediatamente as Zonas onde o Movimento existe, reunidas no amor simbolizado por uma coração feito dessas mesmas cores.

Depois de várias propostas, a ERI escolheu o logotipo que se apresenta. Não foi escolhido porque o designer compôs uma marca bonita, mas sim porque os traços refletem de uma forma clara o local onde se vai realizar o Encontro, plasmando a mística do Movimento das Equipas de Nossa Senhora com a mística de Fátima, onde a Paz é um sinal forte e essencial na vida das famílias.

Partilhar assim o Amor de Nossa Senhora de Fátima com Cristo para a Paz na Família, no Mundo e para que essa paz chegue a cada coração humano.

As palavras do Papa Francisco, que nos chegaram recentemente na Exortação Amoris Laetitia, vão nesta linha quando nos refere que o milagre do amor de Cristo se realiza no sacramento do matrimónio, impulsionando-nos a nunca desistir e afirmando que a família não é um ideal abstrato, mas uma «tarefa artesanal» (Cf. AL 16) que se exprime com ternura (Cf. AL 28). Então, a Palavra de Deus «não se apresenta como uma sequência de teses abstratas, mas como uma companheira de viagem, mesmo para as famílias que estão em crise ou imersas nalguma tribulação, mostrando-lhes a meta do caminho» (AL 22).

São estes os símbolos do LOGO: A Cruz de Cristo da Basílica da Santíssima Trindade; a Imagem de Nossa Senhora com o terço nas mãos envolvida no Coração Imaculado; as Pombas Brancas no Céu que nos indicam a Paz; o Milagre do Sol da História das Aparições de Fátima. E no LOGO, no ano que indica a data do Encontro, 2018, o número 8 é “desenhado” com a união das 2 alianças do casamento, indicando: “este é caminho feito com o “OUTRO”, que nos compromete a ter uma atitude de escuta, de diálogo e de perdão. ”

 

A Cruz de Cristo

Não há Cristo sem cruz. Também não há experiência cristã sem cruz. Porque está então Nosso Senhor pregado na cruz? Porque morreu por nós. Mas a cruz não é a última palavra. A última palavra de Deus em relação a Jesus Cristo é, como todos sabemos, a Ressurreição, que percorre e marca toda a existência de Jesus, é a palavra da vida. “A cruz não como destino final, mas como promessa de que a última palavra de Deus para a existência e para a história humana é a palavra da plenitude da vida.” (Juan Ambrósio, teólogo).

 

A Imagem de Nossa Senhora de Fátima

Na 1ª Aparição, em 13 de Maio, Nossa Senhora pergunta-nos: “QUEREIS OFERECER-VOS A DEUS?”

Este pedido de Nossa Senhora em Fátima ecoa constantemente em cada um de nós. É um apelo à santidade feito diariamente. É viver o amor em todas as consequências, isto é, entregar-se totalmente a Deus. É assumir o projeto de Jesus, tendo Maria como modelo e referência.

A escultura de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições, é o mais significativo símbolo de Fátima (…) as imagens no contexto celebrativo e devocional cristão não são um elemento decorativo (…) é enquanto objeto de veneração que a imagem em contexto cristão atinge maior importância.” (Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário).

 

O Rosário nas mãos de Nossa Senhora

Em todas as Aparições de Nossa Senhora, a recomendação insistente da oração do Rosário foi uma realidade. Na Mensagem de Fátima, o terço diário é um dos elementos mais significativos. Nossa Senhora apresentou-se sempre com o terço nas mãos… para rezarmos a beleza da oração “Avé Maria”, onde na Anunciação o Anjo Gabriel saúda “Avé Maria, cheia de Graça” e nós, homens e mulheres com Fé, terminamos com o pedido de proteção à Virgem Maria… “Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós…”

E neste LOGO o desenho do terço nas mãos de Nossa Senhora tem a conta do Pai Nosso logo à frente. Faz todo o sentido! É a Oração mais perfeita… incita-nos a comportarmo-nos como filhos de Deus, a quem devemos amar, pedir… com afeto filial.

 

A coroa preciosa

A coroa, oferecida pelas mulheres portuguesas, foi feita em ação de graças por Portugal ter conseguido viver em paz durante a terrível 2ª Guerra Mundial na Europa. Em 1989, a coroa é enriquecida por um sinal histórico e de Amor, com a oferta da bala que atingiu o Papa S. João Paulo II no atentado da “coincidência”, na praça de S. Pedro, no Vaticano, por ter sido num dia 13 de Maio.

 

O Coração Imaculado de Maria

Símbolo do amor incondicional, o Coração de Maria reflete a imagem de cada um de nós, seres peregrinos neste caminho de vida que nos conduz a Deus.

Na 2ª Aparição, de 13 de Junho de 1917 (Memórias da Irmã Lúcia):

- “Jesus quer servir-Se de ti (Lúcia) para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração”.

- Fico cá sozinha? – perguntei com pena.

- Não, filha. E tu sofres muito? Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O Meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá a Deus.’’

 

As Pombas Brancas

Desde Dezembro de 1946 que as manifestações de Nossa Senhora de Fátima são acompanhadas por um fenómeno de um carácter simultaneamente misterioso e encantador nos acontecimentos religiosos que é o aparecimento de pombas brancas sempre à volta da imagem de Nossa Senhora. Foi a pomba a mensageira da paz que apareceu após o dilúvio descrito na Bíblia… a pomba regressou com um ramo de oliveira no bico. É um Símbolo da Paz.

 

O sol de Fátima

Na 6ª Aparição, 13 de Outubro de 1917 (Memórias da Irmã Lúcia):

- “(…) Vimos o reflexo da luz e em seguida Nossa Senhora sobre a azinheira.”

- “(…) Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor que já está muito ofendido. E abrindo as mãos fê-las refletir no sol. E enquanto se elevava, continuava o reflexo da Sua própria luz a projetar-se no sol.

 É neste ponto que Fátima, o seu santuário e os seus lugares são culturalmente relevantes, proféticos até. Com as representações mentais de que dispunham, os pastorinhos viram além do que normalmente se vê, porque foram tocados pelo sobrenatural num modo invulgar de manifestação.” (D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa)

 

Tó e José Moura Soares



Publicado em terça-feira, 3 de Outubro de 2017
 
SUPRA-REGIÃO PORTUGAL