Encontro Nacional 2017 – Veja aqui todos os vídeos



O Encontro Nacional das Equipas de Nossa Senhora de 2017 teve lugar a 18 e 19 de novembro, em Fátima, tendo grande parte das atividades decorrido, como de costume, no Centro Pastoral Paulo VI.

Estes momentos de encontro anual constituem excelentes oportunidades para se conhecer outros equipistas e outras realidades de vivência do carisma das ENS e para se partilhar e testemunhar a alegria de pertencer ao Movimento.

Para além disto, o ano de 2017 trouxe motivos acrescidos de alegria que constituem razões para nos envolvermos e para agradecermos ao Senhor os dons que nos vai concedendo. Lembremos, entre outros, os grandes acontecimentos de Fátima: o Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, a canonização de Francisco e Jacinta Marto, a visita do Papa Francisco…

Ligado a este clima celebrativo, o Encontro Nacional de 2017 constituiu também o culminar de um caminho de oração, de meditação e de aperfeiçoamento em casal que foi proposto a todos os equipistas, intitulado “Trezes de Fátima”. E, igualmente por isso, e antecipando o Encontro Internacional de 2018, o tema do EN foi “Maria: Companheira no Caminho”.

A abertura do Encontro decorreu no sábado, dia 18, às 10h30, após o acolhimento dos participantes nos hotéis, com uma representação teatral, no palco do Centro Pastoral Paulo VI, a cargo das Irmãs da Congregação da Aliança de Santa Maria. Seguiu-se a oração da manhã, que foi orientada por equipistas da Região Cabo Verde, a apresentação do programa dos dois dias, feita pelo casal suprarregional, Margarida e João Paulo Mendes, e o Painel I, intitulado “O lugar de Maria nas ENS”, que teve início às 11h30 e que contou com a presença do Pe. Victor Feytor Pinto e do casal Ana e Filipe Avillez.

Após o almoço, tiveram lugar os encontros de equipas mistas, que decorreram nos vários hotéis de Fátima onde os 1.200 equipistas ficaram alojados. Às 17h15, já no Centro Pastoral Paulo VI, foi feita a apresentação e o lançamento do livro "Sobre o Amor e a Graça", do Pe. Caffarel, pelo casal suprarregional, antecedendo o Painel II, subordinado ao tema “Maria na vida do casal”, que teve como oradores os casais Helena e António Cardoso e Luísa e Júlio Martins, bem como o Pe. Carlos Carneiro, s.j.. Os trabalhos da tarde de sábado terminaram com a apresentação do tema de estudo do ano, “A Missão do Amor”, pelo casal Fátima e António Carioca.

Depois do jantar, os casais e conselheiros espirituais presentes no encontro puderam participar no Terço, na Capelinha das Aparições, e na Procissão de Velas, que percorreu o recinto do Santuário.

No domingo, 19, o programa começou com a Eucaristia, presidida pelo Conselheiro Espiritual da Supra Região, Pe. Carlos Delgado, na Basílica da Santíssima Trindade. Seguiu-se, já no Centro Pastoral Paulo VI, o Painel III, que teve como tema “Fátima e a Igreja atual” e que contou com as intervenções da Irmã Ângela Coelho, que foi a Postuladora da causa da canonização de Francisco e Jacinta Marto, e do casal Dora e João Pedro Sousa, responsáveis pela Comunicação e Relações Públicas do Encontro Internacional Fátima 2018.

Quase a terminar, o Casal Suprarregional fez a apresentação do Plano de Atividades da Supra Região Portugal para o ano pastoral de 2017/2018, a que se seguiu a passagem de testemunho do Colégio da Supra Região, designadamente dos regionais Norte, Centro Sul, Loures e Vale do Tejo, Cascais-Oeiras, Lisboa 2 e Madeira. O evento encerrou com o envio e a bênção final.



Os vídeos do Encontro Nacional podem ser vistos aqui:

- Abertura do Encontro

- Apresentação do Encontro

- Painel I – “O lugar de Maria nas ENS”

- Apresentação do livro Sobre o Amor e a Graça

- Painel II – “Maria na vida do casal”:

- Apresentação do tema de estudo

- Painel III- “Fátima e a Igreja atual”

- Apresentação do Plano de Atividades, Passagem de Testemunho e Envio



Descarregar imagens
Publicado em segunda-feira, 8 de Janeiro de 2018
 
SUPRA-REGIÃO PORTUGAL